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Captação de Leads: O que é e como fazer

O que é captação de leads?

Antes de explicar o que é a captação de leads precisamos acima de tudo explicar o que são os leads.

Os leads são pessoas que possuem algum grau de interesse em seus produtos ou serviços e que aceitam repassar informações pessoais e/ou de contato em troca de algum material de valor que você possa oferecer a eles.

Damos às estratégias utilizadas para obter essas informações e realizar essa troca o nome de captação de leads.

Essa oferta pode ser apresentada na forma de um eBook, guia, template, planilha, checklist, e muitos outros formatos de conteúdo.

De forma resumida, a captação de leads é toda ação realizada com o intuito de captar os dados de potenciais clientes, trazê-los para dentro do funil de vendas e alimentá-los com conteúdos estratégicos até que eles estejam preparados para comprar.

Há diversas estratégias simples e eficazes para captar leads. Prossiga com a leitura para conhecê-las!

Por que investir em captação de leads?

Antes de falarmos sobre as diversas formas de captação de leads existentes no marketing digital é importante falarmos sobre a importância dessa estratégia.

Você sabe quantas pessoas acessam seu site ou suas redes sociais, mas não fazem nenhum tipo de ação? Provavelmente muitas, certo?

Ainda que esse visitante não faça absolutamente nada além de navegar, é claro que ele têm algum tipo de interesse, há algo em seu negócio que o atraiu até ali.

Uma das razões para que esse visitante não aja é que simplesmente ainda não está pronto para agir. 

É aí que entra a captação de leads: ao invés de deixar esse cliente despreparado sair pela porta da frente e esperar que ele volte quando souber o que precisa, você o convida a ficar e o prepara para as suas soluções!

Pouco a pouco, ao longo de uma jornada de nutrição de leads, você se relaciona com esse cliente enviando conteúdos estrategicamente planejados que o farão se aprofundar cada vez mais em seu negócio até o fatídico momento em que ele comprará de você.

Porém essa é apenas uma das vantagens da captação de leads. Com ela ainda é possível:

  • Conseguir o contato completo de potenciais clientes
  • Firmar-se como autoridade de conteúdo no seu nicho
  • Educar o mercado sobre a área em que sua empresa atua
  • Entender os interesses dos visitantes do seu site ou redes sociais
  • Fazer uma comunicação direta por email ou WhatsApp com potenciais clientes
  • Nutrir no tempo certo os Leads até o momento da venda
  • Manter o pipeline de vendas sempre cheio de oportunidades
  • Fazer vendas com mais recorrência e volume

Finalmente, vamos conhecer agora de que forma você pode implantar essa estratégia no seu negócio e captar seus primeiros leads. Confira:

Captação de Leads: Tipos de Isca

Chamamos os conteúdos usados para a captação de leads de Isca, e isso faz todo sentido, afinal, são eles os principais responsáveis por atrair os visitantes para a nossa rede, a qual chamamos de funil de vendas.

É fundamental que esses conteúdos estejam alinhados com o perfil do seu potencial cliente. Ofertar um ebook sobre plantas para um público cujo interesse é em práticas esportivas, isso não vai gerar resultados.

Portanto, antes de testar quaisquer um dos formatos de isca da lista abaixo é fundamental que você investigue sua persona afim de descobrir suas dores, dificuldades e interesses e assim elaborar um conteúdo assertivo e com maiores chances de conversão.

Confira agora os principais formatos de conteúdos usados na captação de leads:

Ebook

Devido ao seu baixo custo de produção e facilidade de criação, o ebook é um dos tipos de isca mais usados na estratégia de captação de leads.

Nessa estratégia cria-se um livro digital que aborda um tema de profundo interesse do público alvo e o colocamos à disposição para download através de uma landing page mediante o preenchimento de um formulário.

Planilhas e Planners

Planilhas e planners são dois formatos de conteúdo que fazem muito sucesso nas estratégias de captação de leads de negócios de diferentes segmentos.

Afinal, eles resolvem de maneira prática e rápida uma necessidade básica que todos nós temos: organização e planejamento.

Sendo assim, investir em templates que ajudem seu cliente a se organizar faz com que eles enxerguem valor imediato na sua marca!

Webinar

O webinar é um tipo de seminário online, transmitido ao vivo ou pré-gravado, que apresenta um tema de interesse de um público específico para criar autoridade e engajar os participantes. 

Para apresentar um seminário online, você só precisa de um celular com uma boa qualidade de imagem e acesso à uma plataforma que permita a transmissão da conferência como YouTube Live, GoToWebinar e Google Hangouts.

Dessa forma o webinar é uma das iscas mais simples e eficazes para captar e alimentar leads, lançar produtos, reforçar a autoridade e melhorar o relacionamento com os clientes.

Relatórios e Pesquisas

Disponibilizar informações sobre um segmento de mercado ou revelar dados de comportamento sobre um determinado tipo de público é definitivamente uma das estratégias mais eficazes para captação de leads, afinal, os empreendedores precisam dessas informações para criar suas estratégias de marketing e vendas.

Os relatórios e pesquisas são definitivamente o formato de isca mais eficaz para captação de leads no mercado b2b, portanto, se você é uma empresa que presta serviço para outras empresas, invista nesse tipo de conteúdo!

Newsletter

A newsletter é um boletim semanal dos conteúdos que você publica no seu blog e que também pode conter ofertas e outras informações que você considerar relevantes.

Se você tem um bom blog, cheio de conteúdo interessante, daqueles que realmente ajudam sua persona, seu público acabará assinando sua newsletter naturalmente.

Para isso, não esqueça de colocar um CTA bem chamativo ao final de cada artigo e no rodapé do seu blog para que o visitante possa se inscrever.

Captação de Leads: Onde jogar minha isca?

Uma vez que você tenha definido qual o tema e formato do seu conteúdo, é hora de colocá-lo no ar. E é nesse momento que surge uma das maiores dúvidas do processo: Onde jogar minha isca?

Que existem diversos tipos de isca você já sabe, agora você vai aprender onde jogá-las para conseguir seus leads.

Pop Up No Site

Pop-up são avisos que aparecem (normalmente saltam) na tela do computador chamando atenção para alguma mensagem. Eles podem ser usados para captação de leads ou para algum aviso importante. Normalmente o conteúdo do pop-up possui relação com o tema abordado na página que ele aparece.

Landing Page

Diferente da página inicial de um site, que geralmente é mais genérica e abrangente, as landing pages são mais objetivas e criadas estrategicamente para despertar a curiosidade, criar interesse e provocar desejo no público-alvo, fazendo com que ele execute uma ação.

E o melhor de tudo: é simples, rápido e fácil de criar!

>> Landing Pages: Como funciona e como criar <<

Ao criar sua landing page não se esqueça de compartilhar o link em suas redes sociais, assim você atrai o tráfego do seu Instagram ou qualquer outra plataforma para a sua estratégia sem gastar nada!

Anúncios Pagos

Outra forma de divulgar sua estratégia de captação de leads é através do tráfego pago, investindo em anúncios no Facebook e no Instagram para atrair mais pessoas.

Conclusão

Agora que você já sabe, que tal partir para a próxima etapa e aprender como nutrir seus leads e prepará-los para a venda?

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