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Copy para Anúncios: Conheça os gatilhos que vão te fazer vender mais!

Criar uma copy para anúncios de alta conversão exige o conhecimento de uma técnica de escrita conhecida como copywriting. 

O copywriting consiste na criação de textos altamente persuasivos que influenciam as emoções do consumidor e os levam a realizarem ações específicas.

Para isso acontecer, no entanto, é preciso saber como e o que escrever, do contrário, seu anúncio não trará nenhum retorno.

Conheça a seguir o que é uma copy para anúncios e as principais técnicas utilizadas para criar uma.

O que é uma copy para anúncios?

Uma copy para anúncios é um texto que têm como objetivo fazer com que o consumidor clique no anúncio e efetue a compra do produto ou serviço que está sendo anunciado.

Como o anúncio precisa impactar o leitor de forma rápida e objetiva, a copy para anúncios geralmente é formada por apenas um título e um subtítulo, também conhecidos como headline e subheadline.

Esses dois elementos são estrategicamente elaborados para captar a atenção do cliente e fazê-lo clicar no criativo, levando-o à uma landing page ou ao site da loja onde a venda será realizada.

As headlines e subheadlines são escritas usando técnicas de copywriting que baseiam-se em gatilhos mentais.

Não sabe o que são gatilhos mentais? Passe para o próximo tópico que vamos explicar!

O que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são eventos ou circunstâncias que quando ativados podem desencadear sintomas emocionais ou psicológicos diversos como ansiedade, alegria, desejo, urgência e centenas de outras emoções positivas e negativas. 

 Os 7 principais gatilhos mentais usados no Copywriting são:

  • Escassez
  • Urgência
  • Prova Social
  • Autoridade
  • Reciprocidade
  • Afinidade
  • Compromisso
  • Novidade

Como é possível perceber na forma como são denominados, esses gatilhos agem ativando diferentes sensações no consumidor.

Uma vez que suas emoções estejam vulneráveis, você pode acabar tomando decisões baseadas nelas e é exatamente nessa ideia que se baseia o copywriting.

O copywriting explora a psicologia das emoções afim de criar frases e textos que façam com que o consumidor aja de acordo com o que está sentindo.

Uma copy para anúncios que utiliza o gatilho da urgência têm o intuito de fazer o cliente comprar imediatamente. Já um anúncio que utiliza do gatilho da prova social usa depoimentos de outros clientes e compradores para validar a confiabilidade da marca.

Quando se trata de copys para anúncios de lojas virtuais, os gatilhos mais utilizados são: escassez, urgência, novidade e exclusividade.

Quer saber como eles são utilizados e como eles podem te ajudar a vender mais em sua loja online! Então siga para o próximo tópico.

Os 3 gatilhos mentais mais usados em copy para anúncios de vendas

Gatilho 1: Escassez

gatilho mental da escassez
Exemplo de gatilho mental de escassez

O gatilho da escassez tem como objetivo fazer com que o cliente haja imediatamente diante de uma oportunidade imperdível.

Frases como “últimas unidades” e “edição limitada” são exemplos da aplicação do gatilho de escassez.

Esse gatilho costuma funcionar muito bem independente do tipo de negócio. Embora seja muito comum vê-lo em anúncios de lojas físicas, as lojas virtuais também o utilizam e conseguem atingir picos de vendas ao usá-lo.

Porém é fundamental ser ético e responsável ao utilizar essa estratégia. 

Jamais faça um anúncio anunciando “últimas unidades” se ainda tiver o produto em estoque.

Essa atitude pode prejudicar a imagem do seu negócio e afetar seu relacionamento com a clientela.

Gatilho 2: Urgência

gatilho mental da urgência

Semelhante ao gatilho da escassez, o gatilho de urgência atua criando no cliente uma sensação de precisar do produto ou serviço imediatamente.

O gatilho da urgência pode ser definido como um complemento ao gatilho da escassez, porém trabalhando o fator tempo.

Frases como “Válido somente até amanhã” ou “a promoção se encerra em X horas” combinadas a uma oferta escassa é uma receita simples e que funciona muito bem para as vendas.

Assim como citamos no tópico anterior, é importante ter responsabilidade ao utilizar o gatilho da urgência.

Jamais crie um anúncio promocional dizendo que o prazo para compra se encerrará em X horas se pretende continuar vendendo mesmo depois que o contador encerrar.

Gatilho 3: Novidade

Gatilho de novidade

O gatilho da novidade é um gatilho poderoso e que pode trazer muitos resultados se for bem explorado.

Sua função é gerar curiosidade e ao mesmo tempo despertar o desejo do cliente por algo que é novo e pouco conhecido.

No entanto, para ser bem sucedido usando esse gatilho é preciso mais que um criativo com “novidade” escrito em caixa alta. 

É preciso ressaltar as características do produto ou serviço, qual o seu diferencial ou qual o seu fator inovador.

Dito isto fica claro que a exclusividade também se correlaciona ao gatilho da novidade, pois tudo que é lançamento de certa forma ainda é exclusivo.

Gatilho 4: Exclusividade

O gatilho mental de exclusividade é aquele que estimula o consumidor a adquirir um produto não pelo benefício que ele trás, mas sim pelo status que vem junto com a aquisição.

O gatilho de exclusividade nos leva a comprar coisas que massageiam o nosso ego e nos faz sentir especiais e privilegiados. 

Anúncios ressaltando termos como “exclusivo”, “VIP”, “privado”, “restrito”, “especial” e “edição limitada”, são exemplos de uso do gatilho mental da exclusividade.

Um exemplo claro e ao mesmo tempo polêmico do poder desse gatilho aconteceu no lançamento de um tênis do rapper Lis Nas X em parceria com o coletivo de arte MSCHF.

O calçado apelidado de “tênis de satanás” foi feito usando o Nike Air Max 97s modificado que apresenta uma cruz invertida, um pentagrama, as palavras “Lucas 10:18” e uma gota de sangue humano real nas solas.

O coletivo de arte MSCHF lançou 666 pares dos sapatos em 29 de Março e segundo os criadores, os pares se esgotaram em menos de um minuto!

gatilho da exclusividade
Gatilho da exclusividade foi usado em lançamento de “Tênis de Satanás” do coletivo MSCHF em parceria com o rapper Lil Nas X

Conclusão

O ato de comprar está diretamente ligado às emoções, portanto, entender os gatilhos mentais é essencial para conseguir criar uma copy persuasiva e conseguir um bom CTR em seu anúncio.

Você pode optar por experimentar esses gatilhos um de cada vez ou ainda combinar dois ou mais gatilhos em um só anúncio, como escassez + urgência, novidade + exclusividade e assim por diante.

Para mais conteúdos sobre marketing digital, vendas e empreendedorismo, continue acompanhando nosso blog.

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