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Anúncio com Imagem ou Anúncio com Vídeo: Qual formato converte mais?

Está pensando em criar um anúncio para divulgar seu produto ou serviço mas têm dúvida sobre qual formato utilizar? 

“Imagem ou Vídeo, o que é melhor?” Descubra agora em nosso artigo!

Anúncio com Imagem: Como funciona e Características

uso de imagens em criativos para anúncios

Os anúncios com imagem são o formato mais popular utilizado tanto nas mídias digitais quanto nas mídias tradicionais.

Essa popularidade se deve ao fato de que a comunicação através de elementos visuais é muito mais rápida e assertiva do que a comunicação escrita.

Parafraseando Confúcio – “uma imagem vale mais que mil palavras.

O cérebro humano se sente mais atraído por interpretar uma imagem do que por ler um texto, portanto quando um criativo em imagem vem acompanhado por uma frase, o nosso cérebro lê primeiro a imagem e depois a frase.

Muitas vezes, a foto ou ilustração, por si só, não conseguem transmitir completamente a mensagem que o anúncio deseja, sendo necessário combiná-la à uma frase ou texto.

Diante disso é importante ressaltar que a imagem não substitui o texto, mas sim, agrega valor à mensagem que está sendo transmitida.

Por outro lado, é fundamental que o conteúdo escrito de um anúncio com imagem seja breve e objetivo, levando em consideração os principais conceitos do copywriting.

As imagens utilizadas em anúncios têm como objetivo ilustrar o produto, serviço ou alguma emoção vinculada ao seu uso, ou ainda reforçar o gatilho mental da copy do anúncio, tudo dependerá do conceito criativo por trás da ideia.

Anúncio com Imagem: Principais Vantagens

Além de impactar o consumidor de forma rápida e objetiva, os anúncios com imagens apresentam diversas outras vantagens e benefícios, confira as principais:

Facilidade de Criação

O processo para criar um anúncio em imagem é muito mais simples, rápido e fácil do que criar um anúncio em vídeo, podendo até mesmo ser feito de forma autodidata através de plataformas gratuitas de design como o Canva.

Carregamento Rápido

Arquivos em imagem são muito mais leves do que arquivos em vídeo, o que torna o carregamento do criativo muito mais rápido, reduzindo as chances de erro no carregamento atrapalharem a performance do seu anúncio.

Maior facilidade de compartilhamento

Como as imagens são arquivos leves e rápidos de carregar as pessoas tendem a compartilhá-los com mais facilidade, aumentando o potencial de propagação, engajamento e viralização da campanha ou conteúdo.

Anúncio com Vídeo: Como Funciona e Características 

criativos em vídeos para anúncios

Os anúncios em vídeo estão ganhando cada vez mais espaço e este crescimento está ligado ao fato de que o nosso cérebro consegue guardar uma maior quantidade de informações ao consumir conteúdos audiovisuais, ou seja: imagem em movimento, som e às vezes texto.

A combinação de elementos visuais e sonoros ajuda a aguçar os sentidos, atrai a atenção e ativa as emoções do consumidor.

O roteiro de um anúncio com vídeo pode envolver depoimentos de clientes, demonstrações de utilização do produto, narração com técnicas de copywriting e muitas outras idéias

Este formato de anúncio tem duração média de 30 segundos a 1 minuto e assim como o anúncio em imagem precisa ser objetivo e claro na transmissão de sua mensagem.

Caso resolva criar o seu anúncio em vídeo sozinho, além de desenvolver o conceito criativo e escrever o roteiro você também terá que aprender princípios básicos de edição de vídeos, o que vai exigir bastante paciência e tomar um bom tempo da sua rotina.

Ao terceirizar esse trabalho você garante um resultado mais profissional porém vai precisar investir um valor considerável, já que um bom trabalho de edição de vídeo demanda tempo e conhecimentos técnicos que só profissionais bem capacitados possuem.

Anúncio com Vídeo: Principais Vantagens

Os anúncios em vídeo são capazes de capturar a atenção do consumidor e ativar suas emoções de forma muito mais profunda que um anúncio estático, mas esse não é o único benefício desse formato. Confira outros:

Maior volume de informações

Um criativo em vídeo permite trabalhar um volume muito maior de informações do que um anúncio com imagem, e isso de forma leve e sucinta.

Você pode dizer tudo de mais importante sobre seu produto ou serviço em um vídeo sem que isso se torne cansativo, ao contrário do que aconteceria caso o potencial cliente precisasse ler as mesmas informações em um texto.

Mais dinamismo

No anúncio em vídeo você têm a oportunidade de criar uma dinâmica visual interessante usando efeitos sonoros e efeitos visuais. Isso com certeza eleva as chances de reter a atenção do consumidor.

Maior Engajamento

As Redes Sociais como o TikTok e o Instagram são prova de que os vídeos têm ganhado cada vez mais força na publicidade online. Criativos em vídeo são mais curtidos, visualizados, comentados e compartilhados do que criativos estáticos.

Imagens vs Vídeos: Afinal, qual o melhor formato de criativo?

Embora as imagens sejam o formato mais clássico de publicidade, os anúncios em vídeo têm se tornado cada vez mais populares.

Eles são mais dinâmicos, trazem mais informações e são mais fáceis de assimilar do que os anúncios com imagem.

Um relatório divulgado pela empresa Wyzowl mostra o poder desse formato. As pesquisas apontaram que 96% das pessoas assistiram a um vídeo explicativo para saber mais sobre um produto ou serviço. Já 79% das pessoas informam que foram convencidas a comprar ou baixar um software ou aplicativo assistindo a um vídeo. 

Apesar disso, é FUNDAMENTAL ressaltar que não é o tipo de formato que converte e sim o conjunto da obra. 

Um anúncio em vídeo pode ter uma performance superior ou inferior a um anúncio com imagem, tudo dependerá do quão bem planejado e estruturado for o criativo. Isso inclui a captação das imagens, a trilha sonora, o texto narrado e outros fatores.

Descobrir qual o melhor formato de anúncio para sua campanha sem estudar o público alvo, o tipo de produto ou serviço e a forma como os concorrentes estão anunciando é impossível!

Lembrando que depois de estudar esses pontos é preciso testar! Crie 2 ou mais criativos em diferentes formatos e acompanhe as métricas para avaliar a performance de cada um. 

Aquele que estiver recebendo um maior número de cliques é o formato ideal e que com certeza lhe trará mais retorno sobre o investimento.

Esperamos que com essas dicas você se sinta mais confiante para criar seu anúncio e atrair novos clientes para o seu negócio!

Para mais conteúdos e novidades sobre e-commerce, empreendedorismo e vendas continue acompanhando o blog.

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