Dentro do vasto universo do marketing digital existem dois conceitos fundamentais que vez ou outra causam confusão: o público alvo e a persona.
Afinal, público alvo e persona são a mesma coisa só que com nomes diferentes? Ou cada coisa é uma coisa?
Antes de mais nada, vamos logo acabar com essa dúvida: público alvo e persona não são a mesma coisa!
Sabendo disso, resta descobrir afinal o que significa cada um desses termos, quais são as diferenças entre eles e como afinal a gente faz pra descobrir e definir um público alvo e uma persona.
Vêm com a gente! 👇
O que é público-alvo?
O público-alvo é o conjunto de pessoas para quem seu produto ou serviço é destinado. Para definir o público-alvo é preciso considerar algumas características demográficas, comportamentais e socioeconômicas como por exemplo:
- idade;
- gênero;
- profissão;
- localização;
- educação;
Quaisquer pessoas que tenham essas mesmas características em comum fazem parte do seu público-alvo e portanto são potenciais consumidores dos seus produtos ou serviços.
Exemplo de público-alvo
Tipo de Negócio: Loja de Lingeries
Público- Alvo: Mulheres de 25 a 40 anos da Região Sudeste, com renda salarial a partir de R$ 2000,00 e ensino superior completo.
O que é persona?
As personas são personagens fictícios construídos a partir das principais características dos indivíduos que compõem o público-alvo.
Para defini-la é preciso um estudo mais aprofundado sobre seus clientes a fim de entender e identificar questões como:
- sonhos e desejos;
- dificuldades que enfrenta no cotidiano;
- desafios;
- frustrações;
- hobbies;
- quais mídias consomem;
- quem são seus ídolos;
- quais suas crenças, entre outros.
Exemplo de persona
“Fernanda é bancária, têm 39 anos, é casada há 10 anos, é uma mulher elegante, vaidosa e audaciosa. Sua rede social preferida é o Pinterest, onde busca por inspirações de outfit para o trabalho e também por dicas de produtividade e empreendedorismo.
Fernanda sonha em se tornar uma mulher de negócios bem sucedida e viajar o mundo todo representando sua empresa”.
Qual a diferença entre público alvo e persona e qual é o mais importante?
Embora muitas pessoas achem que público e persona são a mesma coisa, a diferença entre os dois conceitos é muito crucial.
Enquanto o público alvo é mais abrangente e não considera detalhes pessoais da vida dos consumidores, a persona é mais específica e nos ajuda a entender como eles pensam e se comportam.
Por muito tempo considerou-se que conhecer o público alvo era o suficiente para o sucesso de uma campanha de marketing, contudo, com a evolução dos canais de mídia, os anunciantes precisaram desenvolver um método para tornar as campanhas mais eficientes, e com isso surgiu o conceito de persona.
Hoje em dia não há como negligenciar nem a um nem a outro: público-alvo e persona estão no mesmo patamar de importância.
Se tratando de tráfego pago, quando uma empresa define o público-alvo, ela elimina uma grande quantia de pessoas que possivelmente veriam o anúncio sem possuir interesse nele, direcionando-o somente para os potenciais clientes.
Essa segmentação impacta positivamente no aproveitamento dos cliques e impressões, otimizando o retorno sobre o investimento feito.
Já a persona é essencial para o desenvolvimento de conteúdos, copys para os anúncios, e até mesmo nas descrições para os produtos.
Uma vez que sua função é ajudar a empresa a entender melhor quais as dores, anseios e desejos do público-alvo, a persona é fundamental para a construção de uma comunicação mais assertiva e persuasiva.
Entender e definir a(s) persona(s) também vai ajudar a reduzir as objeções de compra dos seus consumidores no dia a dia.
Isso acontece porque ao iniciar o estudo de persona é possível levantar também quais são as maiores dúvidas e obstáculos para finalizar uma compra.
Quando você tem essas informações em mãos, basta trabalhá-las de forma estratégica em diferentes pontos da sua campanha.
Como definir meu público alvo?
Para facilitar o processo de descobrir qual é o público-alvo do seu produto ou serviço, você pode responder a algumas perguntas:
- seu produto se destina a empresas ou pessoas físicas?
- em que região, cidade ou estado moram as pessoas que compram seu produto?
- esse é um produto destinado a um só gênero ou é unissex? No caso da última opção, é comprado mais por homens ou mulheres?
- qual é a idade dos seus consumidores?
- qual é a renda?
- qual é a formação?
- qual é o estado civil?
Caso você já tenha clientes, isso pode ser mais fácil fazendo uma pesquisa entre eles para identificar esses padrões.
Mas, se o seu caso for um novo produto ou público, você pode recorrer a pesquisas de marketing e a dados levantados a respeito do seu setor, como os fornecidos pelo IBGE ou associações comerciais.
Como definir minha persona?
Definir uma persona é exatamente como criar um personagem, porém esse personagem será criado com base em dados reais dos consumidores da sua loja, tornando-se assim um personagem semi fictício e não um alguém baseado apenas na criatividade ou achismos.
Para criar uma persona é preciso investigar os seguintes pontos:
- quais os maiores desafios e dores dos seus clientes;
- quais são seus objetivos;
- quais dificuldades eles enfrentam no dia a dia;
- quais são suas objeções de compra;
- quais são suas maiores dúvidas no momento da compra;
- que tipo e formato de conteúdo eles mais consomem;
- quais redes sociais eles mais utilizam
Após colher essas informações basta dar um nome à sua persona, aqui a escolha do nome é questão de gosto pessoal.
Vale ressaltar que ao longo deste estudo é muito provável que você encontre diferentes personas dentro do seu público-alvo, afinal, apesar de compartilharem as mesmas características, cada indivíduo possui suas particularidades, e é dessas particularidades que tratamos em cada persona.
Portanto, criar múltiplas personas não é um problema, basta saber onde e quando usar cada uma delas em suas estratégias.
Conclusão
Agora que você já sabe a diferença entre público alvo e persona, que tal dar continuidade a sua jornada de conhecimento e aprender sobre a segmentação de público-alvo para anúncios?