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Público Alvo e Persona: O que é e como definir cada um

Dentro do vasto universo do marketing digital existem dois conceitos fundamentais que vez ou outra causam confusão: o público alvo e a persona.

Afinal, público alvo e persona são a mesma coisa só que com nomes diferentes? Ou cada coisa é uma coisa?

Antes de mais nada, vamos logo acabar com essa dúvida: público alvo e persona não são a mesma coisa! 

Sabendo disso, resta descobrir afinal o que significa cada um desses termos, quais são as diferenças entre eles e como afinal a gente faz pra descobrir e definir um público alvo e uma persona.

Vêm com a gente! 👇

O que é público-alvo?

O público-alvo é o conjunto de pessoas para quem seu produto ou serviço é destinado. Para definir o público-alvo é preciso considerar algumas características demográficas, comportamentais e socioeconômicas como por exemplo:

  • idade;
  • gênero;
  • profissão;
  • localização;
  • educação;

Quaisquer pessoas que tenham essas mesmas características em comum fazem parte do seu público-alvo e portanto são potenciais consumidores dos seus produtos ou serviços. 

Exemplo de público-alvo

Tipo de Negócio: Loja de Lingeries

Público- Alvo: Mulheres de 25 a 40 anos da Região Sudeste, com renda salarial a partir de R$ 2000,00 e ensino superior completo.

O que é persona?

As personas são personagens fictícios construídos a partir das principais características dos indivíduos que compõem o público-alvo.

Para defini-la é preciso um estudo mais aprofundado sobre seus clientes a fim de entender e identificar questões como:

  • sonhos e desejos;
  • dificuldades que enfrenta no cotidiano;
  • desafios;
  • frustrações;
  • hobbies;
  • quais mídias consomem;
  • quem são seus ídolos;
  • quais suas crenças, entre outros.

Exemplo de persona

“Fernanda é bancária, têm 39 anos, é casada há 10 anos, é uma mulher elegante, vaidosa e audaciosa. Sua rede social preferida é o Pinterest, onde busca por inspirações de outfit para o trabalho e também por dicas de produtividade e empreendedorismo.

Fernanda sonha em se tornar uma mulher de negócios bem sucedida e viajar o mundo todo representando sua empresa”.

Qual a diferença entre público alvo e persona e qual é o mais importante?

Embora muitas pessoas achem que público e persona são a mesma coisa, a diferença entre os dois conceitos é muito crucial.

Enquanto o público alvo é mais abrangente e não considera detalhes pessoais da vida dos consumidores, a persona é mais específica e nos ajuda a entender como eles pensam e se comportam.

Por muito tempo considerou-se que conhecer o público alvo era o suficiente para o sucesso de uma campanha de marketing, contudo, com a evolução dos canais de mídia, os anunciantes precisaram desenvolver um método para tornar as campanhas mais eficientes, e com isso surgiu o conceito de persona.

Hoje em dia não há como negligenciar nem a um nem a outro: público-alvo e persona estão no mesmo patamar de importância.

Se tratando de tráfego pago, quando uma empresa define o público-alvo, ela elimina uma grande quantia de pessoas que possivelmente veriam o anúncio sem possuir interesse nele, direcionando-o somente para os potenciais clientes.

Essa segmentação impacta positivamente no aproveitamento dos cliques e impressões, otimizando o retorno sobre o investimento feito.

Já a persona é essencial para o desenvolvimento de conteúdos, copys para os anúncios, e até mesmo nas descrições para os produtos.

Uma vez que sua função é ajudar a empresa a entender melhor quais as dores, anseios e desejos do público-alvo, a persona é fundamental para a construção de uma comunicação mais assertiva e persuasiva.

Entender e definir a(s) persona(s) também vai ajudar a reduzir as objeções de compra dos seus consumidores no dia a dia.

Isso acontece porque ao iniciar o estudo de persona é possível levantar também quais são as maiores dúvidas e obstáculos para finalizar uma compra.

Quando você tem essas informações em mãos, basta trabalhá-las de forma estratégica em diferentes pontos da sua campanha.

Como definir meu público alvo?

Para facilitar o processo de descobrir qual é o público-alvo do seu produto ou serviço, você pode responder a algumas perguntas:

  • seu produto se destina a empresas ou pessoas físicas?
  • em que região, cidade ou estado moram as pessoas que compram seu produto?
  • esse é um produto destinado a um só gênero ou é unissex? No caso da última opção, é comprado mais por homens ou mulheres?
  • qual é a idade dos seus consumidores?
  • qual é a renda?
  • qual é a formação?
  • qual é o estado civil?

Caso você já tenha clientes, isso pode ser mais fácil fazendo uma pesquisa entre eles para identificar esses padrões.

Mas, se o seu caso for um novo produto ou público, você pode recorrer a pesquisas de marketing e a dados levantados a respeito do seu setor, como os fornecidos pelo IBGE ou associações comerciais.

Como definir minha persona?

Definir uma persona é exatamente como criar um personagem, porém esse personagem será criado com base em dados reais dos consumidores da sua loja, tornando-se assim um personagem semi fictício e não um alguém baseado apenas na criatividade ou achismos.

Para criar uma persona é preciso investigar os seguintes pontos:

  • quais os maiores desafios e dores dos seus clientes;
  • quais são seus objetivos;
  • quais dificuldades eles enfrentam no dia a dia;
  • quais são suas objeções de compra;
  • quais são suas maiores dúvidas no momento da compra;
  • que tipo e formato de conteúdo eles mais consomem;
  • quais redes sociais eles mais utilizam

Após colher essas informações basta dar um nome à sua persona, aqui a escolha do nome é questão de gosto pessoal. 

Vale ressaltar que ao longo deste estudo é muito provável que você encontre diferentes personas dentro do seu público-alvo, afinal, apesar de compartilharem as mesmas características, cada indivíduo possui suas particularidades, e é dessas particularidades que tratamos em cada persona.

Portanto, criar múltiplas personas não é um problema, basta saber onde e quando usar cada uma delas em suas estratégias.

Conclusão

Agora que você já sabe a diferença entre público alvo e persona, que tal dar continuidade a sua jornada de conhecimento e aprender sobre a segmentação de público-alvo para anúncios?

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