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CPC ou CPM: Qual a melhor opção para sua campanha?

Quando falamos em anunciar nas redes sociais ou no Google, existe um fator muito importante e que deve ser muito bem avaliado antes do anúncio ir ao ar: o modelo de precificação. Geralmente os modelos mais utilizados são o CPM e o CPC. Cada um com características, valores e resultados diferentes.

Quer conhecer mais sobre cada um deles e descobrir qual a melhor opção para a sua campanha? Então prossiga a leitura com atenção e bons estudos!

CPM: O que é e como funciona o custo por impressão

O CPM (Custo por Mil Impressões) é a modalidade de precificação de campanhas mais comum entre os iniciantes no tráfego pago, principalmente para quem aposta nas redes sociais para divulgação.

Nesta modalidade você adquire uma espécie de pacote com 1000 exibições do seu anúncio e paga de forma conjunta por elas, o completo oposto do que ocorre no CPC.

Por exemplo, se atribuirmos um valor de R$5 ao CPM de um anúncio e 50.000 impressões forem produzidas, o custo por impressão será de R$150, resultado da multiplicação de 5 por 30.

Vantagens e Desvantagens do CPM

O grande atrativo de uma campanha com CPM é a capacidade de atingir um grande número de pessoas, porém, esse também pode ser o maior inimigo na hora de alcançar um público segmentado, afinal, quanto maior o público, menos segmentado ele é, e você corre o risco de atingir leads desqualificados.

Além disso, você ainda pode não receber um clique sequer no seu site. Às vezes, você paga por impressões que ninguém vê, pois podem ocorrer problemas de carregamento do anúncio durante a entrega e ainda assim essa impressão será contabilizada.

Portanto o CPM não é o melhor método para quem está buscando resultados para objetivos específicos dentro de uma campanha como realizar mais vendas ou capturar mais leads. 

No entanto, se o seu principal objetivo é ganhar reconhecimento, o CPM é uma ótima opção pois vai ajudar o seu negócio ou a sua marca a ganhar visibilidade e se tornar conhecida por um ótimo custo x benefício.

CPC: O que é e como funciona o custo por clique

O CPC (Custo por Clique) é uma maneira de anunciar onde você paga apenas quando o usuário clicar em seu anúncio, não se ele apenas visualizá-lo como em campanhas de CPM.

Neste caso, o investimento gera tráfego de leads qualificados e realmente interessados em sua oferta. Ao clicarem em seu anúncio os usuários serão redirecionados para uma url que pode ser uma landing page, um artigo em seu blog, uma loja online ou qualquer outra página que você deseja promover.

O CPC é um método de cobrança muito utilizado em campanhas do Google Ads, onde o anunciante escolhe uma série de palavras-chave relacionadas ao seu negócio e um valor limite que esteja disposto a pagar por cada uma delas.  O custo por clique pode variar dependendo da competitividade das palavras-chaves, segmento do negócio, valor investido  e da qualidade do anúncio.

Vantagens e Desvantagens do CPC

A grande vantagem das campanhas de CPC é que apenas as impressões que geram cliques são cobradas. 

Esse tipo de anúncio pode ser mais caro, mas o tráfego gerado será muito mais segmentado.

Por exemplo: se o custo por clique de uma campanha é de R$2 e, em um dia, 200 usuários clicarem no anúncio, o anunciante terá que pagar R$400. 

É possível estabelecer um orçamento máximo nas campanhas CPC para que um anúncio deixe de ser mostrado uma vez que o número máximo de cliques seja alcançado ou também a partir do quanto estamos dispostos a pagar. 

A desvantagem é que “clicar” não é equivalente a uma ação específica. O usuário pode simplesmente entrar no site e sair imediatamente sem comprar nada ou finalizar a ação almejada.

Por isso é fundamental acompanhar os resultados para conseguir medir o desempenho da estratégia e otimizá-la sempre que necessário, replanejando as palavras chave e outros elementos do anúncio para diminuir o custo por clique ao mesmo tempo em que aumentamos o CTR e mensuramos o ROI.

Afinal, o que é melhor: Custo por Impressão ou Custo por Clique?

CPM e CPC são estratégias diferentes para campanhas com objetivos diferentes, portanto a melhor escolha dependerá do objetivo final do anúncio.

Como citamos no início, o custo por mil impressões é o mais indicado quando você quer ampliar a visibilidade da sua marca ou estabelecimento de forma mais generalista.

A capacidade de atingir um público alvo específico nesta modalidade é muito inferior quando comparada ao CPC, porém, com um anúncio bem estruturado você com certeza conseguirá explorar muito bem as 1000 ou mais impressões de sua campanha.

No entanto, se o seu objetivo de campanha é realizar mais vendas de um produto físico ou digital, levar tráfego para sua loja online ou realizar mais agendamentos para sua clínica, por exemplo, o modelo de preço baseado em CPC provavelmente trará resultados muito mais positivos.

Além de gerar resultados mensuráveis o que consequentemente irá ajudar na construção da estratégia e na otimização da campanha, o CPC acaba trazendo muito mais retorno sobre o investimento, o chamado ROI.

Agora que você já aprendeu sobre os principais modelos de precificação de campanhas, que tal aprender um pouco sobre o que é e como funciona o Social Ads e conhecer as principais plataformas para anunciar seu negócio na internet?

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