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CTR: O que é, como funciona e como aumentar a taxa de cliques de um anúncio

O CTR é um dos indicadores mais importantes em uma estratégia de marketing digital, especialmente quando se trata de tráfego pago. 

É principalmente através dessa métrica que você consegue medir o sucesso de uma campanha, seja no Google ou numa rede social.

Quer saber o que é, como funciona e como aumentar o CTR do seus anúncios? Então continue a leitura deste artigo para aprender mais sobre esse importante indicador!

O que é CTR?

Do inglês Click Through Rate, CTR significa taxa de cliques e é o indicador responsável por contabilizar a quantidade de cliques que um determinado anúncio ou conteúdo recebe.

Porque isso é importante? Por que a quantidade de cliques indica a eficiência de uma campanha: um CTR elevado demonstra que a campanha está performando bem e consequentemente os resultados serão positivos.

Isso faz do CTR uma das mais importantes métricas para a avaliação do desempenho de um anúncio, seja no Google Ads, no Youtube, nas redes sociais ou qualquer outra mídia onde você tenha escolhido anunciar sua marca ou produto.

Como saber se o CTR está bom?

A forma mais simples de descobrir se a taxa de cliques está boa é realizando o seguinte cálculo:

Basta dividir o número de cliques pelo número de visualizações e multiplicar por 100.

Exemplo: Você veiculou um anúncio que obteve 3.000 visualizações e 70 cliques. Para calcular o CTR você precisa dividir 70 por 3.000, o que nos leva ao número 0,0233. Multiplicamos isso por 100 e obtemos o resultado final: 2,33% de CTR.

De acordo com um estudo do WordStream, a média do CTR da indústria no geral é de 3,17%, ou seja: se o seu resultado foi igual ou superior a este já está indo bem!

Qual a relação entre CTR, CPC e CPM?

O CTR é um indicador chave para medir a performance de um anúncio e está diretamente ligado a dois outros indicadores: o CPC e CPM.

O CPC (Custo por Clique) é uma modalidade de cobrança em que você só paga quando um usuário clica no anúncio, ao contrário do CPM (Custo por Mil Impressões), que funciona como uma espécie de pacote onde a cada mil usuários que visualizam seu anúncio — clicando nele ou não —, você vai acabar pagando o valor estipulado.

Mas de que forma o CTR está envolvido com essas duas modalidades de precificação de campanhas? 

Quando falamos em CPM, o CTR acaba não tendo tanta relevância, afinal, independente do número de pessoas que clicarem no seu anúncio o valor da campanha não sofrerá alterações.

Já quando se escolhe o CPC, o CTR tem total importância. Isso porque quanto maior a taxa de cliques, maior a eficiência dos seus anúncios, ou seja, eles são úteis para os usuários. Consequentemente, o CPC se torna mais barato, com o buscador entendendo que o seu anúncio é interessante e corresponde  ao que está sendo procurado.

Porque meu CTR está baixo?

Caso você tenha identificado que o CTR da sua campanha está menor que o esperado é preciso avaliar o que pode estar errado e corrigir alguns pontos.

Os principais fatores que impactam negativamente e levam um anúncio a ter uma baixa taxa de cliques são:

❌ Seu título não é suficientemente impactante

O título do anúncio, também conhecido como headline, é a primeira frase ou palavra que seu potencial cliente irá ler ao se deparar com seu anúncio, por isso é fundamental que este elemento seja pensado de forma estratégica, de forma a chamar a atenção e fazer com que o cliente siga em frente na leitura do anúncio.

❌ Seu criativo não é tão criativo

Criativo é o nome dado às peças utilizadas para ilustrar um anúncio. Na grande maioria das vezes essas peças, que podem ser estáticas ou animadas, são compostas por fotografias, ilustrações, fontes e cores, mas nem todo mundo sabe fazer bom uso desses elementos a ponto de conseguir criar um design criativo e impactante, características que são fundamentais especialmente em anúncios que são veiculados em redes sociais.

Sua campanha não foi corretamente segmentada

De nada vai adiantar mandar bem no criativo e na copy do anúncio se você não conhecer bem a sua persona ou não tiver conhecimento a respeito das melhores palavras chave.

Sem um estudo aprofundado desses dois elementos qualquer investimento em anúncios pagos acaba sendo jogado fora, pois o conteúdo não chega ao público correto.

❌ Você não incluiu uma CTA no seu anúncio

As chamadas para ação são fundamentais para guiar o usuário e levá-lo a clicar no seu anúncio, especialmente quando a peça fornece um link que redireciona o usuário para outro espaço. Veja alguns exemplos:

  • Compre agora
  • Entre em contato
  • Faça sua reserva
  • Inscreva-se
  • Ligue já.

Se você está errando nos outros pontos citados e além de tudo não está inserindo uma CTA clara e objetiva dificilmente você conseguirá aumentar sua taxa de cliques.

Como melhorar o CTR da minha campanha?

Agora que você já entendeu o que é CTR e o que pode estar atrapalhando o desempenho do seu anúncio, aqui vão algumas dicas para que você possa corrigir e elevar a performance desse indicador dentro de suas campanhas

Para campanhas no Google Ads

Uma dica prática para você melhorar o CTR dos seus anúncios no Google Ads é usar a palavra chave logo no início do título.


Outra otimização que você deve fazer é negativar palavras-chave que não tenham relação com a sua oferta.


Por fim, usar CTAs objetivas para deixar claro o que o usuário deve fazer também é fundamental.

Para Campanhas no Facebook Ads e Instagram Ads

Como já dissemos anteriormente, o visual e o design são elementos muito importantes para alcançar altas taxas de CTR nos anúncios veiculados nas redes sociais. Portanto sua imagem deve ter uma boa resolução e despertar a curiosidade da sua persona.


O texto de descrição do anúncio também deve ser muito bem trabalhado, assim como a headline. Use técnicas de escrita persuasiva e gatilhos para que ele se mantenha interessado e queira saber mais.

Lembre-se: Tráfego Pago é teste!

Fazer testes A/B é essencial para conseguir identificar o comportamento do público em praticamente qualquer ação digital nos dias de hoje. Com os anúncios não é diferente.

Experimente quantidades diferentes de palavras, títulos e formatos diferentes, anúncios com e sem números e /ou imagens e compare para entender como o público se comporta.

Aquele que tiver o melhor desempenho, será o seu caminho para um CTR maior.

Agora que você já sabe o que é e como funciona o CTR, que tal aprender um pouco mais sobre CPM e CPC, as principais modalidades de precificação do tráfego pago?

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