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10 perguntas sobre tráfego pago que você deve fazer a si mesmo antes de decidir investir

Todos os dias as plataformas de mídia paga recebem centenas de novos anunciantes em busca de mais visibilidade e vendas, porém nem todos estes empreendedores sabem o que estão fazendo.

A falta de conhecimento e planejamento ao investir em tráfego pago é uma constante que pode causar um grande prejuízo ao caixa do seu negócio

Por isso, antes de clicar no botão impulsionar no Instagram você precisa parar e fazer alguns questionamentos. Neste artigo listamos as 10 principais perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de investir em tráfego pago para ter sucesso em sua campanha! Confira:

1 – Quem é meu público alvo?

Definir para quem seu anúncio será exibido é um fator crucial para o bom desempenho de uma campanha de tráfego pago.

Por aqui já dissemos muitas vezes e vale a pena repetir: De nada adianta o melhor criativo, a melhor copy ou rios de dinheiro para investir se você não souber direcionar esse anúncio para as pessoas certas.

Portanto, antes de dar o start na campanha é fundamental entender quem são seus potenciais clientes, quais seus interesses, características e predileções. 

Com essas informações você poderá usar os filtros disponíveis na segmentação de público alvo de forma mais estratégica, o que fará com que seu anúncio receba mais cliques qualificados e consequentemente gere mais retorno sobre o investimento.

2 – Em qual plataforma meu público está?

Quando se fala em tráfego pago a maioria das pessoas pensa imediatamente em Instagram, porém esta não é a única plataforma de mídia paga existente e embora existam muitas cases de sucesso por lá, investir no Instagram não oferece nenhuma garantia de retorno.

Você pode até achar que as redes sociais são democráticas e reúnem pessoas de todos os tipos e idades, e isso não está totalmente errado, porém é importante considerar que toda plataforma atrai um determinado tipo de perfil de usuário em maior quantidade, ou seja: toda rede social têm um público alvo.

Sendo assim, após definir o seu público alvo, a próxima etapa é descobrir onde ele está entre as dezenas de opções de plataformas disponíveis

Desafiador? Nem tanto. As próprias plataformas oferecem informações a respeito de seus usuários que facilitam a vida dos anunciantes.

A rede social de vídeos Tik Tok está crescendo mundo afora e segundo dados da própria plataforma, o público é composto majoritariamente por jovens entre 13 e 24 anos. Já o Pinterest é composto em sua maioria por mulheres entre 25 e 44 anos, que usam a plataforma para se inspirar e compartilhar ideias sobre arte e decoração, gadgets, receitas e compras. 

Isso nos leva à questão do formato do seu anúncio. É importante notar que diferentes públicos reagem de forma diferente à diferentes formas de anúncio. Então, você deve explorar suas opções em relação aos seus anúncios, se serão feitos em formato de vídeo, texto, imagem, etc.

Basta cruzar as informações do seu público alvo com as informações do público alvo da plataforma escolhida e verificar se há compatibilidade entre ambos.

3 – Quanto posso investir por mês?

É impossível negar que o valor investido também exerce um papel fundamental nos resultados de um anúncio, afinal, seja qual for a modalidade de custo, quanto maior o investimento, maior o alcance.

Por outro lado, não se iluda imaginando que ao investir muito de uma só vez você terá retorno imediato. 

A verdade é que resultados expressivos vêm depois de muito planejamento, execução, testes, acertos e correções ao longo de um determinado tempo. E não vai ser no primeiro mês. 

Por isso, é preciso ter cautela e estratégia na hora de definir quanto será investido mensalmente em sua campanha.

O ideal é que você se prepare e serve 3x o valor

É importante que você saiba que começar investindo pouco é uma escolha prudente, porém dificilmente trará resultados expressivos a curto prazo.

4 – Tenho tudo organizado para atender a demanda?

Sua campanha está sendo um sucesso! O anúncio está gerando cliques, e os cliques estão gerando vendas! Porém, você esqueceu de comprar embalagens, os pedidos não param de chegar e os produtos estão acabando! Pânico total!

Tudo isso poderia ter sido evitado se você tivesse arrumado a casa antes de receber as visitas.

Aqui entra a lição número 0 do tráfego pago: Mais importante que atrair clientes é estar preparado para atendê-los com qualidade.

Por isso é fundamental organizar os processos internos e assegurar que os esforços e resultados do tráfego pago não se percam por conta de uma falha no atendimento ou um atraso na entrega, por exemplo.

Aliás, essa organização deve ter como foco não só a campanha em execução mas a satisfação do cliente. Garantir uma boa experiência de compra ajuda na fidelização dos clientes e reduz os custos e esforços para realizar novas vendas.

5 – Fiz uma reserva de capital de giro para os primeiros 3 meses de divulgação? 

Como já dissemos anteriormente, o investimento em tráfego pago requer tempo para entregar os primeiros resultados expressivos, por isso é fundamental que antes de iniciar a sua primeira campanha você  crie uma reserva de dinheiro exclusivamente para esta missão. 

O valor deve ser de 3x o valor que você pretende investir mensalmente. Isso deve ser o  suficiente para resguardar a saúde financeira do seu negócio e para que você não precise depender do faturamento mensal para prosseguir com a estratégia.

6 – Montei um calendário de ações e datas especiais?

As datas comemorativas são ótimas oportunidades para investir em anúncios e alavancar as vendas da sua loja online, porém é preciso planejar-se com antecedência para aproveitar ao máximo essas oportunidades.

Não arrisque perder tempo e dinheiro criando campanhas em cima da hora e monte seu calendário de ações com antecedência levando em consideração as datas sazonais que como Dia das Mães, Natal e Black Friday.

7 – Fiz um relatório dos produtos que mais vendem e os que têm a melhor margem de lucro?

Antes de iniciar sua campanha de tráfego pago faça um relatório dos produtos mais vendidos, com mais buscas ou aqueles com uma boa margem de lucro.

Essa estratégia vai te ajudar a identificar quais itens têm maior potencial de conquistar a atenção do cliente em meio a outros anúncios e melhorar a relação custo e retorno das campanhas.

Além disso, combinar o produto certo a uma boa oferta também é fundamental para que seu anúncio se destaque.

8 – Meu site ou ecommerce está preparado para receber o tráfego?

Preparar o site da sua loja envolve diversas diretrizes e recursos que visam garantir uma boa experiência de navegação para os usuários e uma boa coleta de dados para que você ou seu gestor de tráfego possam analisar e monitorar a campanha.

Um dos recursos usados para isso é o Pixel, oferecido por ferramentas de anúncio como Facebook Ads, Google Ads, entre outros. Ele permite obter informações e dados sobre os usuários, como por exemplo: as campanhas que engajaram mais, o tipo de público que se interessou por determinada oferta, etc.

Já em relação à experiência do usuário no site, a prioridade é certificar-se de que seu e-commerce é responsivo, rápido, útil e simples de navegar. 

9 – Criei objetivos de curto e médio prazo?

Assim como em outras estratégias, como SEO, redes sociais e marketing de conteúdo, é fundamental ter objetivos de curto, médio e longo-prazo.

Os objetivos de curto-prazo estão mais ligados aos resultados do anúncio, como contas atingidas, taxa de cliques ou até mesmo número de exibições em um dia. 

Já os de longo-prazo, dizem respeito ao seu negócio. É a taxa de conversão, número de vendas geradas ou quantidade de contatos realizados.

Nesse sentido, é preciso ter em mente que os seus objetivos não precisam ser fixos. Eles podem mudar de acordo com as necessidades específicas do seu negócio.

10 – Estudei meus concorrentes e pesquisei referências?

Quando estamos gerenciando uma campanha de links patrocinados, uma das tarefas é analisar o que os concorrentes estão fazendo, seja em termos de palavras chave ou mesmo o design e formatos de criativo.

Ferramentas de análise como a Semrush permitem que você descubra quais palavras chave seu concorrente utiliza em suas campanhas, para quais páginas elas direcionam, onde os anúncios estão sendo veiculados e muitas outras informações.

Esse estudo possibilita que você possa melhorar ou estruturar melhor a sua campanha, seja ela via redes sociais ou através do Google Ads.

Conclusão

O tráfego pago com certeza pode levar seu negócio a outro patamar de lucratividade e vendas, todavia é preciso muito estudo e planejamento antes de iniciar qualquer investimento.

Por isso, se você quer começar a anunciar com segurança e estratégia, conte com a Índigo! Seja você um prestador de serviços, um autônomo, dono de um e-commerce ou até mesmo um fabricante, A índigo te ajuda a traçar a melhor estratégia de anúncios para chegar aos clientes certos. 

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