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Social Ads além do Instagram: 4 redes sociais para anunciar seu negócio

Quando pensamos em Social Ads, a primeira rede social que nos vêm à cabeça é o Instagram (ou Facebook).

Apesar de serem as redes sociais mais populares no Brasil e a primeira opção das marcas na hora de investir em tráfego pago, elas não são as únicas alternativas a serem exploradas.

Existem muitas outras plataformas nas quais é possível divulgar sua marca, atingir seu público alvo e alcançar ótimos resultados.

Neste artigo nós vamos falar sobre o que é e como funciona o Social Ads e apresentar algumas alternativas além do Instagram para você anunciar seu negócio.

Boa leitura!

O que é Social Ads?

Sabe os anúncios que você vê enquanto navega no Instagram ou no Facebook? Pois é, eles são o que chamamos de “anúncios sociais”, ou Social Ads.

De forma geral, Social Ads é todo e qualquer anúncio veiculado dentro de uma rede social.

Essa estratégia consiste na compra de um espaço dentro da plataforma para divulgar uma marca, serviço ou produto através do uso de vídeos, imagens, ou qualquer outro formato permitido pela rede.

Cada rede social tem suas próprias regras para a criação e veiculação de Social Ads, bem como públicos e formatos diferentes uma das outras. 

Vantagens e Benefícios do Social Ads

As redes sociais se transformaram numa poderosa ferramenta de marketing para marcas e negócios dos mais variados nichos.

Cada vez mais e mais empresas estão investindo em Social Ads para atrair clientes e vender seus produtos e serviços.

Conheça a seguir quais as principais vantagens e beneficios que essa estratégia pode trazer para o seu negócio:

Acertar em cheio o público alvo

Uma das maiores vantagens do Social Ads é que as plataformas permitem que você configure seus anúncios para que eles alcancem um público alvo específico.

É possível determinar a idade, gênero, região, interesse e outras características importantes do perfil do usuário para quem você deseja exibir seu anúncio.

Dessa forma sua campanha funcionará de uma forma muito mais eficaz e o retorno sobre o investimento será muito mais positivo.

Aumentar a visibilidade do seu negócio

Segundo uma pesquisa realizada pela RD Station, no Brasil são 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais, ou seja: 79,9% da população brasileira. 

Além disso, no Brasil passamos em média 3 horas e 49 minutos por dia navegando nas redes sociais. Esse número é 53% maior que a média global.

Diante disso fica nítido que investir em Social Ads é garantia de que sua marca ganhará visibilidade localmente ou nacionalmente, tudo dependerá do objetivo da sua campanha.

Tudo é mensurável e ajustável

As redes sociais oferecem tanto ferramentas para a configuração dos Social Ads quanto para mensurar a performance destes.

Através delas você pode acompanhar métricas importantes que ajudarão você a entender se o seu anúncio está ou não performando bem.

Caso você identifique que alguma coisa não vai bem, como por exemplo, uma taxa de cliques muito baixa, é possível pausar a campanha e ajustar o anúncio para obter melhores resultados.

Orçamento Personalizado

Na maioria das redes sociais não existe um valor mínimo para anunciar, os investimentos variam de acordo com as condições de cada anunciante, o que torna a publicidade viável e democrática para qualquer negócio independente do seu tamanho.

No Instagram, por exemplo, é possível veicular um anúncio com um investimento de R$ 5,00 ao dia. 

Porém é importante ressaltar que a quantidade investida impacta no número de impressões e consequentemente nos resultados da campanha, ou seja: Quanto mais você investir, mais pessoas visualizaram seu anúncio.

4 redes sociais para investir em Social Ads

O Instagram e o Facebook são as apostas mais comuns para quem decide investir em Social Ads.

E a escolha tem justificativa: no Brasil as duas plataformas somam mais de 260 milhões de usuários ativos e ocupam o primeiro e segundo lugar da lista de redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros.

Apesar disso, elas não são a única alternativa para quem deseja investir em Social Ads. Há muitas outras redes sociais nas quais você pode divulgar a sua marca. Conheça:

TikTok

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O Tik Tok é uma das maiores apostas em Social Ads do momento. A rede social já ultrapassou a incrível marca de mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo e só no Brasil são 4,72 milhões de usuários.

Segundo dados da própria plataforma, a maioria dos usuários são mulheres com menos de 30 anos, o que faz deste espaço o lugar perfeito para marcas e produtos voltados para o público jovem, como cosméticos, vestuário e acessórios.

Assim como o Facebook e Instagram o Tik Tok conta como um gerenciador de anúncios onde você pode criar seus anúncios de forma simples e intuitiva usando vídeos e imagens, segmentar o público alvo da campanha, orçamento e duração.

Pinterest

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O Pinterest é uma rede social focada na estética visual onde é possível buscar e compartilhar imagens e vídeos de acordo com o tema de interesse: moda, maquiagem, decoração, artes, artesanato, viagens etc. 

Assim como o Tik Tok, o público do Pinterest é majoritariamente feminino, porém a vasta gama de interesses dentro da plataforma faz dela um mar de oportunidades para empresas de diferentes nichos  captarem clientes.

Um recurso interessante do Tik Tok Ads que o destaca das demais plataformas é a possibilidade de selecionar palavras chaves da mesma forma que ocorre no Google Ads, aumentando a eficácia do anúncio e atraindo um público altamente segmentado.

Twitter

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O Twitter tornou-se a plataforma queridinha das marcas de entretenimento como a Netflix e Startups financeiras como a Nubank. 

Essas empresas adotaram o Twitter como principal canal de comunicação com seus clientes e optaram por interação mais informal que ganhou a simpatia do público.

Na plataforma é possível anunciar em diferentes formatos como vídeos, imagens, promover tweets com links ou até mesmo usar o recurso de hashtags para criar uma campanha exclusiva que será exibida no topo dos chamados Trending Topics do Twitter.

Ao criar seu anúncio por lá você poderá segmentar sua campanha definindo diversos pontos sobre o público alvo e poderá controlar de forma flexível o orçamento da campanha, desde os valores até a sua duração.

Youtube

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Por último a segunda rede social mais usada no mundo! No Youtube é possível anunciar durante os vídeos, em pequenos banners exibidos na lista de reprodução ou ainda escolher canais específicos do Youtube com temas ligados à sua marca ou produto.

Lembrando que os anúncios no Youtube são feitos a partir do Google Ads, a plataforma de anúncios da Google.

Conclusão

Se a ideia por trás do Social Ads é usar as redes sociais para promover negócios, porque não explorar novas plataformas ao invés de seguir pelo mesmo caminho que a maioria?

Os resultados podem ser maiores ou ainda melhores que um anúncio no Instagram ou Facebook, tudo dependerá do seu nível de conhecimento no assunto.

A índigo te ajuda a traçar a melhor estratégia de anúncios para chegar aos clientes certos e aumentar suas vendas com o poder do Tráfego Pago. Entre em contato!

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